terça-feira, 22 de junho de 2010

Caminhada pelos caminhos de S. Tiago



> Andar a pé


Simples, prático e eficaz!

Ainda alguém duvida que andar a pé faz bem à saúde? Na verdade, o andar a pé tem “acelerado” o passo nos últimos anos, sendo cada vez mais popular nas sociedades desenvolvidas A explicação é muito simples. É fácil de praticar e não requer nenhum tipo de equipamento especializado, o que o torna bastante económico e acessível. Para além disso, pode ser feito por pessoas de todas as idades e condições físicas, mesmo as mais debilitadas.
Não sendo um desporto que requer o cumprimento de rigorosos pormenores técnicos, pode ser encarado com alguma descontracção, fazendo-se acompanhar, por exemplo, do seu leitor de música. O espaço físico e a ocasião também não constituem problema, pois a qualquer hora do dia poderá fazer andar a pé. Com ou sem companhia, no trabalho, na rua ou num jardim próximo de casa, esta é forma mais simples de exercício.


Benefícios para a saúde

Andar a pé traz sensivelmente os mesmos benefícios do que um programa de corrida, mas com um impacto menor no solo, o que diminui consideravelmente o risco de lesões nas articulações. Naturalmente, os membros inferiores são mais exercitados que os superiores, mas o principal beneficiado é o seu coração. Não existe um ritmo ideal de marcha, por isso o importante é que o passo seja suficientemente forte para aumentar a frequência cardíaca, durante 30 a 60 minutos.
Para além de prevenir doenças cardiovasculares, 30 minutos diários bastam para ajudar a prevenir a diabetes, hipertensão, osteoporose e melhorar consideravelmente a sua capacidade respiratória e o fortalecimento muscular. O sistema imunitário é também estimulado, aumentando os níveis de energia do corpo. E é claro que à noite irá sentir um saudável cansaço, e dormirá muito melhor.

O após Dia "M"

O GPCC está orgulhoso....

Foi com muita satisfação, que vimos as marchas a serem saudadas por uma enorme multidão, que a esperava nos vários pontos estratégicos. Foi sem duvida uma grande noite e uma grande conquista do nosso grupo. É sempre reconfortante saber que as iniciativas que tomamos, e todo o trabalho que desenvolvemos, é bem acolhido pelo povo carapecence, e além fronteiras.

No seguimento desta boa recepção do nosso trabalho, fomos convidados a participar nas marchas que se vão realizar já no próximo dia 26 (sexta-feira) em Barcelinhos, pelas 21h, em honra do S. João.
E aqui fica também a letra da musica de acompanhará a nossa marcha:

Refrão:

É noite de São João,
Estalam foguetes no ar,
Põe o manjerico na janela,
E vem prá rua dançar.


Versos:

(1)
Entra na marcha e vem cantar,
No São João és folgazão,
Barcelinhos prá rua dançar,
E comer sardinhas assadas no pão.

(2)
Vamos todos ao São João,
Na marcha vamos a cantar,
Com o manjeriquinho na mão,
Ó meu S. João vamos lá bailar

(3)
Vamos todos pró São João,
Na rua todos a cantar,
São João, São João, São João,
Da cá um balão para eu brincar.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Marchas

É já este sábado (19 de Junho), que pela primeira vez as marchas de Santo António saem à rua em Carapeços. Para o nosso recente grupo, esta é já uma grande vitória, pois tínhamos um certo receio de que esta iniciativa não fosse muito bem aceite, mas pelo contrário fomos surpreendidos com a participação de um elevado número de pessoas. E a estas um muito obrigado pela sua disponibilidade em participar, inclusivamente nos ensaios ao longo das ultimas semanas.
Está previsto um percurso que terá inicio ao pé da sede de junta pelas 22h.
Fala-se já numa possível falta de espaço no largo do Penido para a marcha realizar os habituais movimentos característicos devido à enchente que se espera.
Contamos também com a participação da fanfarra de Carapeços que seguirá na parte dianteira.